Campeonato polêmico!

Estive no campeonato de skate organizado pela equipe Smith Grinders em Guaratinguetá, no Itaguará Country Club, um local onde existe skate à mais de 30 anos, e o evento do dia 29 de julho de 2012 foi marcado por vários fatores: muito skate, muito sol e muita confusão.
Chegamos pela manhã, às 08:00hrs no clube, e como em qualquer campeonato amador, houve atraso, de mais ou menos uma hora e meia para início do evento, normal.
Haviam famílias e skatistas de várias regiões do Brasil, como São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, Curitiba e até amadores de Florianópolis. A primeira categoria a entrar no famoso banks, foi a KIDS, de crianças com menos de 8 anos, mostrando muito skate no pé, muita empolgação e esperança para o esporte. 
O juiz do campeonato era nada mais, nada menos que Sérgio Fortunato (Negão), uma das maiores lendas do skateboard nacional ainda em atividade.
Após a categoria KIDS, entrou a categoria Mirim, que também mostrou um ótimo nível de skate, com vários aéreos e grinds "sonoros", como dizia o locutor. 

Chegou a vez da categoria Iniciante, onde deram início às primeiras confusões do campeonato. Quando o narrador do evento autorizou o primeiro skatista a iniciar sua volta, o juiz ainda não estava posicionado, pois estava recompondo as energias após horas abaixo de um quente sol, e ninguém o avisou. O narrador do evento percebeu o erro e pediu para o participante sair da pista e aguardar, e aí começou uma grande discussão. O skatista iniciante saiu irritado e a mãe dele ficou ainda mais, pois estavam aguardando há horas pelo início da categoria e por cima houve um equívoco desses. O narrador disse que o skater andou apenas 30 segundos e que não haveria problema algum em recomeçar a volta. A mãe do competidor, não aguentou e foi até o local onde estava o narrador e gritou, berrou, xingou no ouvido do tranquilo locutor que reagiu da melhor maneira possível, aguentou os nervos e apenas ouviu pacientemente a irritada mãe. 
Após alguns minutos, o evento foi reiniciado e os competidores estavam à todo vapor no banks, abaixo de muito sol, quando de repente ocorre uma grande confusão na área da pista, com muita agressão, socos e skate voando. Não acreditei no que vi, em primeira reação. Muita gente tentando separar a briga, que foi vista por dezenas de pessoas, entre eles crianças, adultos, idosos, pais e mães. 
Todos nervosos, tentando entender o que realmente ocorreu, quando chega algum responsável do clube solicitando o encerramento do evento, dizendo:

-"... mais de trinta anos de skate aqui no clube e isso nunca aconteceu, por favor, encerre o campeonato..."

Som desligado, clima de tensão na área comum do clube, revolta de alguns competidores e pais, e o locutor avisa que em alguns minutos seria dado um novo boletim para os presentes. 

Clima lamentável para um campeonato de skate, onde todos buscam uma oportunidade para mostrar ao público o que ficaram meses e anos aprendendo, onde todos vão para se divertir, rever amigos e dar risadas.

Todos os envolvidos da briga foram convidados a se retirar do clube para que assim, houvesse algum recomeço ao evento. Decidiram que a categoria Iniciante fosse interrompida e seria iniciada a categoria Amador, a tão esperada pelo público.
Houve uma reunião com os skatistas amadores, que solicitaram um novo formato de campeonato, para que seja no estilo Jam Session, ao invés do formato de bateria eliminatória, como havia sido com todas as outras categorias. Os organizadores do evento concordaram, afim de não gerar mais nenhum tipo de confusão, até que o locutor pediu para todos os Iniciantes saírem da pista, e entrasse somente os competidores da categoria Amador. 
Lembram da mãe do primeiro competidor Iniciante que gerou a primeira confusão? Ela entrou no banks, de salto alto, e gritou mais uma vez, indignada com o encerramento da categoria do filho, pois a família havia viajado mais de 8 horas para participar do evento...

Difícil acreditar né, mas foi o que realmente ocorreu. Nesse mês de Julho já vimos em vários meios de comunicação, atos de violência de Guardas Municipais e ainda ocorre mais esse trágico fato, pois o skate sempre foi união, paz e diversão. Não podemos aceitar esse tipo de reação em nosso esporte, jamais.

Enfim, a categoria amador deu início, mostrando o alto nível do skate paulista, e agradando todos que presenciaram os atos de violência, assustados com tudo o que ocorreu.
Esse é o vídeo da Jam Session da categoria amador, que deu a vitória merecida ao Matheus Mello, de Campinas, voando alto com seus 540º da parte funda à parte rasa do banks. 


http://www.youtube.com/watch?v=vCHW_Iyzq9A&feature=youtu.be

Não citei nomes e nem dei referência a nenhum dos envolvidos nas confusões, pois não é o intuito do blog acusar ninguém, e sim relatar os acontecimentos fatídicos que ocorreram no evento.

Nesta imagem está o resultado de todas as categorias, excluindo a Iniciante, que foi interrompida.



Violência no skate NÃO DEVE FAZER PARTE da #vidadeskatistaamador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...