Vert Riders In Roça - a safra 2014 do Vertical Amador

A 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Vertical Amador que aconteceu no último domingo (28/09) foi no mínimo, memorável. Intitulado como Vert Riders in Roça, os amadores tiveram o prazer de manobrar ao som de pássaros e vacas, pois o terreno onde todos estavam se chama Guaratinguetá, solo sagrado do skate nacional no interior paulista. O Vert in Roça Skate Camp há alguns anos reserva um enorme espaço importantíssimo para o progresso e desenvolvimento do skate vertical; são milhares de metros² distribuindo um quadri-banks, uma pool e um half-pipe que está em sua melhor fase após a instalação de 'skatelites': madeiras ideais para a prática de skate vertical doadas por Jorge Kuge e Bob Burnquist. 






Durante a semana do evento, o Vert in Roça recebeu skatistas do Brasil inteiro, pois no dia anterior acontecia o Old School Skate Jam 2014, uma das principais festas do skate nacional no Itaguará Country Club. Resultado? 'AM na festa dos Old e os Old na festa dos AM'. Todo mundo treinando forte no sábado, e acontece uma queda digna de knockout de MMA: Gustavo Fujikawa local de SBC bateu de cara no chão e levou alguns pontos no supercílio; coisas 'normais' que acontecem nos half-pipes.



Mas o que realmente todo mundo viu, era o Fugikawa logo pela manhã fazendo dolorosos alongamentos no corpo inteiro a fim de tentar salvar sua participação no Vert Riders in Roça. A primeira categoria a pisar nas novas TS foi a FEMININO, representada por 7 skatistas que estão se destacando à cada campeonato, e dessa vez, os drops valiam oficialmente para a 1ª Etapa de Skate Vertical Feminino homologado pela CBSK. Thais Gazarra fica em terceiro lugar com 60pts, Dora Varella em segundo com 63pts e Letícia Gonçalves vence a categoria combinando BS Airs muito bem treinados na pista de Mogi das Cruzes, com 64pts.


"É impressionante ver a evolução da categoria INICIANTE em apenas alguns meses. Se a modalidade vertical continuar a receber a merecida atenção dos grandes organizadores de campeonatos, muitos 540º estão por vir com essa molecada" -assim disse um dos pais, e o VSA assina embaixo. 
Os skatistas dessa categoria possuem no máximo 15 anos, e já dão um bom retorno aos seus apoios/patrocinadores. Pra se ter uma ideia, Mateus Hiroshi estava com tanta pilha pra girar um 540º na sua linha, que foi literalmente lançado pra fora do half quando voltou a manobra sem muito equilíbrio; mais uma vez, coisas 'normais' pra um vert rider. O próprio Hiroshi fica em terceiro com 60pts, Miguel Oliveira  em segundo com 63pts, e em primeiro, a técnica quase perfeita de 'campeonateiro nato' acertando tudo com facilidade, Luigi Cini, somando 64pts.
Sem dúvida, o blog Vida de Skatista Amador presenciou um dos maiores níveis da categoria AM ali no Vert in Roça. Todos andando bem alto, variando os grabs, flips e 540º em todas as baterias. Presenciamos ali o futuro bem próximo do skate PRO vertical, sem exagero. Augusto Akio, o Japinha de Curitiba, fez ótimas linhas nas eliminatórias e também na final, mas levou uma 'chimbada' em seu último drop e ficou em terceiro lugar com 63pts. Gabriel Machado, o Biel, quebrou tudo como sempre, aqueles Slobs e Nosebones bem esticados somados com seus flips só evidenciou o alto nível daquele domingo, 65pts pro Biel e a recompensa de segundo colocado. Lembram do olho roxo do Japa? Depois de duas voltas sem acertar nada, no terceiro e último drop da final, o Gustavo Fujikawa simplesmente acertou tudo. Quando ele começou a voar na altura do peito, todos ali ficaram impressionados com a perfeição de todas as tricks, e pra fechar: Very Varial / 540° Melon / BS Flip Indy, não fielmente nessa ordem, mas tudo isso bem na hora certa, na final run... resultado? Gustavo Fujikawa campeão do Vert Riders in Roça 2014.

É simples: incentivo particular no alvo certo resulta grandes carreiras. As madeiras doadas para a reforma do Vert in Roça em Guarátinguetpa e do Half-Pipe do Parque Itaim em Taubaté dão uma nova vida para o skate vertical no estado de São Paulo; manter a chama acesa da singela e original categoria tão apreciada por todos faz a evolução do skate olhar para trás e dar o devido respeito para os que realmente lutaram por isso. Um salve pra quem realmente correu atrás disso tudo, como Carlinhos Niggli, Ricardo Nicolete, Natalia Niggli, Martin André, Família Ferri, Duracel, Fabinho Junqueira, Gustavo Sorriso, Familia Tammenhain, Henrique e Bruninho Pereira.



Fotos privilegiadas por Petronio Vilela (https://www.facebook.com/petronio.vilela?ref=ts&fref=ts).

Vert Riders in Roça - 28/09/2014 - Guaratinguetá-SP
AMEE Skate / NEW / RCSSKT / URGH / FOUR FAMILY / NIGGLI PADS 
5ª etapa do Circuito Brasileiro de Vertical Amador - CBSK
1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vertical Feminino - CBSK
Mídia: Vida de Skatista Amador / Grito da Rua
DJ Lobil Skate Fest
Narração: Eduardo Moraes.

Siga VSA no Insta:
@vidadeskatistaamador



#vidadeskatistaamador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...